Mundo

Sistema europeu de monitoramento da Terra lança mais um satélite

Os dados obtidos serão utilizados para monitorar mudanças na cobertura florestal e na poluição em lagos e águas costeiras

Agência France-Presse
postado em 03/03/2017 19:58
A Europa está preparada para lançar, na próxima terça-feira, um quarto satélite para o Copérnico, seu ambicioso projeto de monitoramento da Terra, informou a empresa de lançamentos Arianespace.

O satélite, chamado de Sentinel-2B, será lançado em um foguete Vega do porto espacial europeu em Kourou, na Guiana Francesa, às 01h49 GMT (22h49 de segunda-feira em Brasília), informou a companhia.

"O satélite de observação da Terra Sentinel-SB se concentra principalmente no monitoramento de massas de terra e de zonas costeiras em todo o mundo", disse a Arianespace em um comunicado.

Os dados obtidos serão utilizados para monitorar mudanças na cobertura florestal e na poluição em lagos e águas costeiras, por exemplo.
O orbitador será posicionado do lado oposto do Sentinel-2A, lançado em junho de 2015.

"O par de satélites Sentinel-2 vai cobrir toda a superfície da Terra em cinco dias", disse a Arianespace, que lança satélites para a Comissão Europeia e para a Agência Espacial Europeia.

"Esta alta frequência significa que eles vão capturar novas visões da Terra, levando a progressos consideráveis %u200B%u200Bno monitoramento e na previsão de mudanças na vegetação e poluição aquática", acrescentou.

O Sentinel-1A foi lançado em abril de 2014 e o Sentinel-1B, dois anos mais tarde. Estão equipados com um radar especial que penetra nas nuvens para monitorar a superfície da Terra de dia e de noite, independentemente do clima.

Os satélites podem detectar desde icebergs e manchas de petróleo até exploração madeireira ilegal.

Outros satélites ainda por lançar se concentrarão nos dados dos oceanos e na atmosfera terrestre.

Ao mapear áreas atingidas por inundações ou terremotos, o Copérnico também será capaz de ajudar as equipes de emergência a identificar as áreas mais atingidas e localizar estradas, linhas ferroviárias e pontes de acesso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação