Mundo

França realizará uma minicúpula para relançar o projeto europeu

Ideia é se preparar para uma nova etapa na construção política europeia

Agência France-Presse
postado em 04/03/2017 12:45
Paris - França, Alemanha, Espanha e Itália discutirão na segunda-feira (6/3) a ideia de uma Europa em "várias velocidades" durante uma minicúpula organizada para reativar o projeto europeu, ameaçado pelo Brexit e pelo auge do populismo.

O presidente francês François Hollande, a chanceler alemã Angela Merkel, e os chefes de governo espanhol e italiano, respectivamente, Mariano Rajoy e Paolo Gentiloni, se reunirão no Palácio de Versalhes, próximo a Paris, para discutir uma forma para que a Europa seja mais eficaz e concreta aos olhos dos seus cidadãos.

"A ideia consiste em dar um impulso político quádruplo", antes que ocorra a cúpula relativa ao 60; aniversário do Tratado de Roma. Nela, deve se dar início a uma nova etapa na construção política europeia, a partir do dia 25 de março, na capital italiana, como explicou uma fonte diplomática francesa.

Para superar os obstáculos inerentes a uma União Europeia de 27 Estados e as reticências de alguns membros, principalmente do leste europeu, os países que anseiam por acelerar a integração poderão formar grupos mais reduzidos com intuito de evoluir a respeito de determinados assuntos prioritários para o crescimento, como as questões sociais, a proteção às fronteiras e a defesa.


A ideia de uma Europa a várias velocidades não é novidade, e já é perceptível por meio do espaço Schengen e da zona do euro.

Os dirigentes que participarão da minicúpula não farão nenhum anúncio oficial após a reunião, por temerem que alguns países membros, principalmente os do leste europeu, sintam-se desconsiderados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação