postado em 05/03/2017 13:02
Pequim, China - O primeiro-ministro chinês Li Keqiang prometeu neste domingo (5/3) devolver um céu azul a seu país, que padece cada vez mais por causa da nuvem tóxica que encobre o território e gera contaminação. Em seu discurso solene de abertura da sessão anual do Parlamento chinês (ANP), Li garantiu que o governo está "travando uma forte guerra para preservar o céu azul", dois meses depois de um pico de contaminação no qual o norte da China ficou sob alerta vermelho durante seis dias.
O número dois do regime comunista assegurou que seu governo reforçaria neste ano as normas ecológicas e as implementariam de forma mais estrita.
Leia mais notícias em Mundo
"Fecharemos sem dúvidas as empresas que não estejam de acordo com a lei" em matéria de emissões, afirmou o primeir-ministro.
Ao prometer combater a contaminação "até a vitória final", o chefe de governo garantiu que "o azul do céu será visto anualmente cada vez mais".
Ele citou em particular a contaminação provocada pela utilização do carbono, que segue representando 62% da matriz energética chinesa, ainda que a proporção de uso dessa energia contaminante tenha diminuído em dois pontos no ano passado.