Mundo

Reino Unido desbaratou 13 atentados em menos de quatro anos

O policial fez um apelo à colaboração dos cidadãos e revelou que "em um terço dos atentados frustrados pela polícia, a população contribuiu com alguma informação"

Agência France-Presse
postado em 06/03/2017 08:39
Os serviços de segurança britânicos desbarataram 13 planos para cometer atentados em menos de quatro anos, um terço deles com a ajuda da população, afirmou nesta segunda-feira o comandante da unidade de polícia antiterrorista.

"Desde 2013 desbaratamos 13 complôs terroristas", declarou à rádio BBC o subcomissário Mark Rowley.

O policial fez um apelo à colaboração dos cidadãos e revelou que "em um terço dos atentados frustrados pela polícia, a população contribuiu com alguma informação".
Rowley considerou que o nível "severo" de ameaça de atentado na escala das autoridades - o segundo maior, que significa que é "altamente provável" - "permanecerá assim durante algum tempo".

Além da ameaça representada pelo grupo Estado Islâmico, disse Rowley, é necessário acrescentar que "a Al-Qaeda ainda é muito importante, e no Reino Unido também temos que nos preocupar com grupos de extrema-direita".

Em outubro, Rowley citou 12 atentados desbaratados, o que significa que mais uma tentativa foi frustrada desde então.

A Sociedade Henry Jackson, um instituto liberal britânico de análise e debate, publicou nesta segunda-feira um relatório que calcula em 264 as condenações por "terrorismo de inspiração islâmica" desde 1998

Em 7 de julho de 2005, Londres foi cenário de atentados contra vários trens do metrô e um ônibus, que deixaram 56 mortos, incluindo os quatro terroristas.

Foi o pior ataque em território britânico desde a explosão de um avião civil da companhia americana Pan Am quando sobrevoava a localidade escocesa de Lockerbie, no qual morreram 270 pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação