Mundo

Trump critica China por fazer 'pouco' para conter a Coreia do Norte

Durante uma visita a Seul, Tillerson expressou algumas horas antes a mudança de tom da diplomacia americana, ao afirmar que a "paciência estratégica" com a Coreia do Norte acabou

Agência France-Presse
postado em 17/03/2017 11:21
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou nesta sexta-feira a China de não fazer o suficiente para ajudar a conter as ambições nucleares da Coreia do Norte, depois que o secretário de Estado, Rex Tillerson, afirmou que não descarta uma ação militar contra Pyongyang.

"A Coreia do Norte está se comportando muito mal. Eles ;jogam; com os Estados Unidos por anos. A China tem feito pouco para ajudar", escreveu Trump no Twitter.
Durante uma visita a Seul, Tillerson expressou algumas horas antes a mudança de tom da diplomacia americana, ao afirmar que a "paciência estratégica" com a Coreia do Norte acabou.

"Estamos estudando novas medidas diplomáticas, de segurança, econômicas. Todas as opções estão sobre a mesa", completou o secretário de Estado.

Tillerson visitará no sábado a China, principal aliado diplomático e sócio comercial de Pyongyang.

Pequim e Washington aparentemente compartilham a preocupação com o programa nuclear norte-coreano, mas a China já deixou claro que também considera que as posições americanas contribuem para a escalada de tensão.

O quadro se tornou mais grave com a decisão americana de instalar na Coreia do Sul o sistema antimísseis THAAD.

Seul e Washington afirmam que a instalação tem finalidade puramente defensiva, contra qualquer ameaça da Coreia do Norte.

Mas Pequim considera que o THAAD e seu potente radar poderiam reduzir a eficácia de seus próprios sistemas de mísseis

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação