Jornal Correio Braziliense

Mundo

Inteligência dos EUA pode ter interceptado comunicações de Trump

O líder da Inteligência destacou que as supostas comunicações envolvendo Trump não estão relacionadas à Rússia, e ao que tudo indica têm "pouco ou nenhum valor"

Washignton, EUA - As comunicações de Donald Trump podem ter sido interceptadas em 2016, durante uma investigação sobre operações de agências estrangeiras, revelou nesta quarta-feira (23/3) o líder da Comissão de Inteligência da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, o republicano Devin Nunes.

Segundo Nunes, que integrou a equipe de transição de Trump e agora lidera uma investigação sobre os supostos vínculos entre a campanha eleitoral nos EUA e a Rússia, não existem provas de que o então presidente, Barack Obama, "grampeou" o atual mandatário, mas suas comunicações podem ter sido interceptadas durante uma investigação sobre operações de agências de inteligência estrangeiras.
Leia mais notícias em Mundo
Nunes destacou que as supostas comunicações envolvendo Trump não estão relacionadas à Rússia, e ao que tudo indica têm "pouco ou nenhum valor".

"O presidente e outros membros da equipe de transição aparecem em relatórios de inteligência", explicou Nunes, acrescentando que a informação obtida - entre novembro e janeiro - foi "amplamente disseminada" nos círculos da Inteligência americana.

A lei determina que a identidade de cidadãos americanos "grampeados" acidentalmente seja apagada dos relatórios.

Em reunião na Casa Branca, Trump afirmou se sentir aliviado com a informação revelada por Nunes: "valorizo muito que tenham encontrado o que encontraram".

O líder democrata da Comissão de Inteligência da Câmara de Representantes, Adam Schiff, manifestou sua irritação com a decisão de Nunes de informar à imprensa antes de consultar o Comitê.

"Compartilhou isto com a Casa Branca antes de falar com o Comitê, outra grande irregularidade".

"Transmiti minha profunda preocupação ao presidente (do Comitê) sobre a impossibilidade de haver uma investigação confiável (sobre os vínculos com a Rússia) desta maneira".