Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA suspeitam que Coreia do Norte roubou dinheiro de Bangladesh

O Departamento de Justiça americano e o Fed de Nova York se recusaram a comentar a notícia

Washignton, EUA - Procuradores americanos suspeitam que a Coreia do Norte roubou diretamente no ano passado 81 milhões de dólares de uma conta Bangladesh no Banco do Federal Reserve (Fed) em Nova York, informa a imprensa.

Com base em fontes não identificadas, The Wall Street Journal afirma que procuradores federais estão montando um caso que demonstra que um intermediário chinês ajudou o governo norte-coreano a orquestrar o enorme roubo a partir do banco central de Bangladesh.
Leia mais notícias em Mundo
Em fevereiro de 2016, ladrões transferiram fundos da conta de Bangladesh no Fed de Nova York para contas nas Filipinas com o uso de códigos autênticos de acesso bancário internacional no sistema SWIFT, sem um ataque de hackers ao banco.

Não está claro se os procuradores apresentarão acusações, mas o caso poderia implicar a Coreia do Norte sem acusações a funcionários norte-coreanos em particular.

O Departamento de Justiça americano e o Fed de Nova York se recusaram a comentar a notícia.

No último ano, o Fed de Nova York emitiu vários comunicados, incluindo declarações conjuntas com o Banco Central de Bangladesh e SWIFT, com a promessa de recuperar os fundos subtraídos e reforçar a segurança do sistema de pagamentos.