Agência France-Presse
postado em 30/03/2017 08:11
Bagdá, Iraque - O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, desembarcou nesta quinta-feira (30/3) no Iraque para examinar a ajuda humanitária e afirmou que a proteção dos civis deve ser a "prioridade absoluta", no momento em que as forças iraquianas lutam para reconquistar Mossul.
"Acabo de chegar ao Iraque tratar da urgente situação de ajuda humanitária. A proteção dos civis deve ser a prioridade absoluta", escreveu o português em sua conta no Twitter.
Muitos civis permanecem em Mossul, a segunda maior cidade do país, que em 2014 foi conquistada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI). Fontes oficiais e testemunhas denunciaram que os bombardeios realizados este mês provocaram muitas vítimas entre os civis.
Guterres se reunirá com o primeiro-ministro Haider al-Abadi em Bagdá e depois viajará a Arbil, a capital da região autônoma dos curdos. Além dos civis retidos pelos combates, muitos moradores foram obrigados a abandonar suas casas e fugir da cidade para escapar da violência.
As tropas iraquianas iniciaram em 17 de outubro uma grande operação para reconquistar Mossul, a grande cidade do norte do Iraque. No fim de janeiro retomaram a zona leste da cidade. A ofensiva para recuperar a zona oeste começou em 18 de fevereiro. Desde então, mais de 200 mil civis fugiram dos combates no oeste de Mossul, de acordo com dados oficiais iraquianos.