Mundo

Secretário-geral da ONU visita o Iraque para examinar ajuda humanitária

Guterres se reunirá com o primeiro-ministro Haider al-Abadi em Bagdá e depois viajará a Arbil, a capital da região autônoma dos curdos

Agência France-Presse
postado em 30/03/2017 08:11
Bagdá, Iraque - O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, desembarcou nesta quinta-feira (30/3) no Iraque para examinar a ajuda humanitária e afirmou que a proteção dos civis deve ser a "prioridade absoluta", no momento em que as forças iraquianas lutam para reconquistar Mossul.

"Acabo de chegar ao Iraque tratar da urgente situação de ajuda humanitária. A proteção dos civis deve ser a prioridade absoluta", escreveu o português em sua conta no Twitter.


Muitos civis permanecem em Mossul, a segunda maior cidade do país, que em 2014 foi conquistada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI). Fontes oficiais e testemunhas denunciaram que os bombardeios realizados este mês provocaram muitas vítimas entre os civis.

Guterres se reunirá com o primeiro-ministro Haider al-Abadi em Bagdá e depois viajará a Arbil, a capital da região autônoma dos curdos. Além dos civis retidos pelos combates, muitos moradores foram obrigados a abandonar suas casas e fugir da cidade para escapar da violência.

As tropas iraquianas iniciaram em 17 de outubro uma grande operação para reconquistar Mossul, a grande cidade do norte do Iraque. No fim de janeiro retomaram a zona leste da cidade. A ofensiva para recuperar a zona oeste começou em 18 de fevereiro. Desde então, mais de 200 mil civis fugiram dos combates no oeste de Mossul, de acordo com dados oficiais iraquianos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação