Mundo

Greenpeace denuncia projeto de prospecção petroleira da Total no Brasil

Para o Greenpeace, os projetos de prospecção petroleira da Total ameaçam um recife de corais descoberto em 2016 na costa norte do Brasil

Agência France-Presse
postado em 01/04/2017 12:39
Bordaux, França - Militantes do Greenpeace simularam neste sábado em 15 cidades da França perfurações petroleiras em locais turísticos, ou emblemáticos, para protestar contra um projeto de prospecção do grupo francês Total na foz do rio Amazonas.

Em localidades como Paris, Bordeaux e Marselha, membros da ONG instalaram falsas plataformas petroleiras, enquanto "falsos dirigentes" de terno comemoravam com champanhe o aval das autoridades para as perfurações, com motivo de 1; de abril.

Para o Greenpeace, os projetos de prospecção petroleira da Total ameaçam um recife de corais descoberto em 2016 na costa norte do Brasil, onde o Amazonas desemboca no Atlântico.

A gigante petroleira francesa nega as acusações, alegando que sua licença de exploração não se sobrepõe à localização dos recifes, e que uma pesquisa pública concluiu que seu trabalho não irá impactar o meio ambiente.

Os militantes anunciaram outras ações nas próximas semanas se a Total mantiver o projeto, que poderia dar lugar à perfuração de vários poços de exploração antes do fim de 2017.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação