A estação de televisão russa Ren TV publicou a fotografia do homem suspeito de ser o autor da . O suspeito aparece nas nas imagens do sistema de vigilância da estação e a imagem do suspeito foi divulgada pela imprensa local.
Além dos 10 mortos, o ataque deixou, ao menos, 47 pessoas feridas. O premiê russo, Dmitry Medved, afirmou através de sua rede social que a explosão foi um "atentado terrorista".
[FOTO915200]
[SAIBAMAIS] "A investigação foi aberta por ato terrorista", indicou o Comitê de Investigação russo, em um comunicado oficial, acrescentando que os investigadores também examinarão todas as eventuais pistas. A explosão ocorreu às 14h40 (8h40 de Brasília), enquanto o trem se movia da estação Tekhnologichesky Institut para a Sennaya Ploshchad, de acordo com relatos de testemunhas.
Leia mais notícias em Mundo
O grupo extremista Estado Islâmico (EI) convocou seus adeptos a atacar a Rússia em função da intervenção russa em apoio às forças do presidente Bashar al Assad, na Síria, desde setembro de 2015. A Rússia tem sido alvo de vários atentados desde então, mas todos ocorreram nas instáveis repúblicas russas do Cáucaso. Os serviços de segurança russos anunciaram em várias ocasiões ter desmantelado células extremistas que tinham a intenção de atacar a capital Moscou ou a cidade de São Petersburgo.