Mundo

México: governo e indígenas apresentam petição contra muro de Trump

A petição quer respeito de diferentes instrumentos internacionais, sobretudo o artigo 36 da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas

Agência France-Presse
postado em 08/04/2017 14:15

A petição quer respeito de diferentes instrumentos internacionais, sobretudo o artigo 36 da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas

O governo mexicano e a tribo indígena Tohono O;odham, que vive em uma zona desértica entre México e Estados Unidos, apresentaram à CIDH uma petição contra o muro fronteiriço que o presidente americano, Donald Trump, planeja construir.

As duas partes apresentaram na sexta-feira "uma petição ante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), a fim de deter a construção do muro fronteiriço", informou um comunicado divulgado neste sábado pela liderança indígena.

O polêmico muro com o qual Trump promete deter imigrantes ilegais, criminosos e drogas afetaria uma área entre o estado mexicano de Sonora e o americano Arizona. No passado, o território pertencia inteiramente ao México, mas foi dividido depois da guerra de 1847 com os Estados Unidos. No entanto, os Tohono O;odham transitam livremente por ele graças a um acordo bilateral.

Respeito

A petição perante a CIDH pede o respeito de diferentes instrumentos internacionais, sobretudo o artigo 36 da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas."Os povos indígenas, particularmente aqueles que estão divididos por fronteiras internacionais, têm o direito de manter e desenvolver os contatos, as relações e a cooperação (...) através das fronteiras", cita o comunicado.

Ao apresentar a petição perante a CIDH, a governadora tradicional da comunidade indígena, Alicia Chuhuhua, explicou que o muro "destruiria o ecossistema tão importante para os membros de sua tribo".

Por sua vez, Jaime Martinez Veloz, comissário do governo mexicano para o diálogo com os povos indígenas, destacou que, se os Estados Unidos violarem os instrumentos no tema, "não seria apenas um golpe para a etnia, mas também para o direito internacional e as Nações que integram a OEA e a ONU".

Os Tohono O;odham se pronunciaram contra o muro de Trump e na semana passada a AFP acompanhou uma cerimônia na qual com danças e canções ancestrais invocaram o seu totem, a águia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação