Jornal Correio Braziliense

Mundo

Putin alerta contra 'provocações' com armas químicas para envolver Assad

Ministério da Defesa russo acusou os rebeldes sírios de usar "substâncias tóxicas" nas regiões de Khan Sheikhun e da Guta oriental, perto de Damasco, para envolver o regime e provocar uma reação dos Estados Unidos

Moscou, Rússia - O presidente russo Vladimir Putin alertou nesta terça-feira contra futuras ;provocações; usando armas químicas que, segundo ele, estariam sendo preparadas na Síria com o objetivo de envolver o governo de Bashar al Assad.

"Temos informações de várias fontes que tais provocações - não posso chamá-las de outra maneira - estão sendo preparadas em outras regiões da Síria, incluindo a periferia de Damasco, onde novamente planejam lançar algum tipo de substância para acusar as autoridades oficiais sírias de tê-las utilizado", afirmou Putin durante coletiva de imprensa junto ao presidente italiano Sergio Mattarella.
Leia mais notícias em Mundo
Minutos depois, o ministério da Defesa russo acusou os rebeldes sírios de usar "substâncias tóxicas" nas regiões de Khan Sheikhun e da Guta oriental, perto de Damasco, para envolver o regime e provocar uma reação dos Estados Unidos.

"O regime de Bashar al-Assad não se interessa por usar armas químicas. Além disso, o exército não tem esse tipo de armamento, já que seu arsenal foi destruído entre 2013 e 2016 sob controle da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ)", segundo o ministério.

"Os especialistas da OPAQ confirmaram a destruição de dez das doze instalações usadas para armazenar e fabricar armas químicas. Os dois locais que restam ficam em território sob controle da suposta oposição", acrescentou.