Mundo

Almagro denuncia morte de venezuelanos para que governo se 'perpetue'

Almagro reafirmou que "o regime sabe que a solução pacífica e legítima para esta crise está em suas mãos, e que é muito mais digna politicamente que manter a repressão e o abuso"

Agência France-Presse
postado em 12/04/2017 07:37
Washington, Estados Unidos - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, lamentou nesta terça-feira a morte de venezuelanos durante as manifestações dos últimos dias para que o governo do presidente Nicolás Maduro possa se "perpetuar no poder".


Daniel Queliz, um estudante de 19 anos, se tornou a segunda vítima fatal dos protestos após ser atingido por um tiro de um policial que dispersava um protesto em Valencia, no norte do país. Na quinta-feira, outro jovem, da mesma idade, foi morto durante uma manifestação em Caracas.

"Não podemos admitir as vidas venezuelanas que o regime está disposto a sacrificar para se perpetuar no poder", disse Almagro em um vídeo no Twitter. "Não podemos admitir que a Guarda Nacional Bolivariana e as demais forças de segurança do Estado continuem com a repressão seguindo instintos criminosos", completou. Almagro reafirmou que "o regime sabe que a solução pacífica e legítima para esta crise está em suas mãos, e que é muito mais digna politicamente que manter a repressão e o abuso". A solução é "a convocação de eleições gerais".

"Não podemos admitir os feridos e os detidos que (o governo) considera necessário para não perder seus privilégios (...). Não podemos admitir que sigam detendo e inabilitando líderes políticos opositores para continuar no poder", disse. "A fronteira entre a tirania e a democracia está agora marcada pela ambição do governo (Maduro) de permanecer no poder sem o crivo do voto popular", concluiu Almagro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação