Mundo

Secretário da OEA exige fim "ações homicidas de paramilitares" na Venezuela

Chefe da Organização de Estados Americanos (OEA) tem criticado duramente o governo de Maduro e é o principal promotor da pressão exercida pela comunidade internacional para que Caracas convoque eleições

Agência France-Presse
postado em 13/04/2017 16:58
O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, exigiu nesta quinta-feira (13/4) em Miami o fim das "ações homicidas dos paramilitares" na Venezuela, em um momento em que subiram para cinco o número de mortos nos protestos contra o governo de Nicolás Maduro.

"A repressão na Venezuela tem que acabar, as sanções criminosas das forças chamadas de ordem têm que acabar", disse Almagro após ser homenageado pela comunidade venezuelana em Miami, na Flórida.

"É preciso acabar com as ações homicidas dos paramilitares conhecidos pelo nome de coletivos", acrescentou, referindo-se às organizações comunitárias que segundo a oposição venezuelana foram armadas pelo governo chavista.

Um homem morreu na madrugada desta quinta-feira (13) depois de ter sido baleado em uma manifestação contra o governo na terça-feira. Ele é a quinta vítima nesses protestos que começaram no dia 1 de abril.

O chefe da Organização de Estados Americanos (OEA) tem criticado duramente o governo de Maduro e é o principal promotor da pressão exercida pela comunidade internacional para que Caracas convoque eleições, libere os políticos presos e respeite as liberdades civis.

"Sofro com cada um dos venezuelanos que estão aqui e que estão lá, é um regime que tem as mãos sujas de sangue, um regime que custou vidas", disse o ex-chanceler uruguaio.

"A Venezuela pode ter em mim e na OEA um aliado a mais para conseguir o retorno à democracia", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação