Mundo

Passageiro expulso de voo da United planeja processar companhia

David Dao teve alta do hospital na madrugada desta quinta (13) e se encontra em um "local seguro", disse o advogado

Agência France-Presse
postado em 13/04/2017 17:12
O passageiro retirado à força de um voo da United Airlines, provocando indignação em todo o mundo, sofreu uma fratura no nariz e uma concussão, disse seu advogado nesta quinta-feira (13/4), acrescentando que seu cliente tem a intenção de processar a companhia.

David Dao teve alta do hospital na madrugada desta quinta (13) e se encontra em um "local seguro", disse o advogado, Thomas Demetrio, em uma coletiva na qual um membro da família de Dao falou pela primeira vez.

Os advogados de David Dao apresentaram uma petição em um tribunal de Chicago solicitando que a cidade, que opera o Aeroporto Internacional O;Hare, e a United Airlines mantenham as provas relacionadas ao incidente de domingo. Além disso, disseram que há uma ação judicial a caminho.

"Esta ação, entre outras coisas, com sorte, criará uma discussão não apenas nacional, mas internacional, sobre como seremos tratados no futuro", disse Demetrio.

"Durante muito tempo, as companhias aéreas, em particular a United, abusaram de nós".

Os advogados disseram também que Dao, um médico de 69 anos, sofreu lesões no seios nasais e perdeu dois dentes da frente.
"Meu pai está melhorando agora", disse Crystal Dao Pepper, de 33 anos, filha de Dao. "Estávamos completamente horrorizados e surpresos com o que aconteceu com o meu pai", contou.

O incidente gerou uma forte pressão contra a United. O diretor-executivo da companhia, Oscar Muñoz, pediu desculpas pelo ocorrido na terça-feira, e reiterou o pedido na quarta, afirmando que não iria renunciar.

A congressista de Illinois Jan Schakowsky disse na quarta-feira que planeja apresentar uma lei para acabar com a prática de retirar contra a vontade os passageiros dos aviões.

Muñoz assegurou que sua equipe tentou contactar Dao, mas seus advogados asseguraram que nem eles nem a família receberam ligações ou mensagens da United.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação