Mundo

Discussões econômicas entre EUA e Japão podem concluir em acordo bilateral

Antes do fim do ano, será preciso organizar uma nova sessão de negociações, afirmou Taro Aso, ministro das Finanças japonês

Agência France-Presse
postado em 18/04/2017 08:18
Tóquio, Japão - Japão e Estados Unidos iniciaram nesta terça-feira negociações econômicas que podem concluir em um acordo bilateral de livre comércio, declarou o vice-presidente americano, Mike Pence, em uma viagem oficial ao Japão.

"No futuro, pode haver uma decisão entre nossos países a partir do que aprendemos deste diálogo e começar negociações formais para um acordo de livre comércio", declarou Pence em uma coletiva de imprensa junto ao ministro das Finanças japonês, Taro Aso.
"Este diálogo é a oportunidade para Estados Unidos e Japão reforçarem nossos vínculos econômicos bilaterais", afirmou. Antes do fim do ano, será preciso organizar uma nova sessão de negociações, afirmou Aso. O presidente americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, acordaram estas discussões na reunião que mantiveram em Washington em fevereiro, pouco depois da decisão dos Estados Unidos de se retirar do Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica (TPP, em inglês).

Pence confirmou nesta terça-feira a oposição de seu país a este ambicioso acordo assinado em 2015 depois de longas negociações entre os 12 países da bacia do Pacífico, que incluem cerca de 40% da economia mundial (Estados Unidos, Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação