Mundo

Justiça espanhola intima chefe de Governo como testemunha no caso 'Gürtel'

O caso de corrupção conhecido como 'Caso Gürtel' envolve altos nomes do Partido Popular (PP), partido do presidente Mariano Rajoy

Agência France-Presse
postado em 18/04/2017 09:16
O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, deverá comparecer como testemunha no processo de um caso de corrupção conhecido como ;Gürtel;, que envolve altos nomes do Partido Popular (PP, conservador).
Segundo um porta-voz da Audiência Nacional, tribunal espanhol especializado nos casos políticos-financeiros e de terrorismo, a audiência ainda não tem data marcada e o comparecimento de Rajoy foi confirmado.

O esquema "Gürtel", comandando pelo empresário espanhol Francisco Correa, também atinge outros altos dirigentes do PP, como seu ex-tesoureiro, Luis Bárcenas.

Bárcenas admitiu, no início de 2017 ante um tribunal, o partido utilizou recursos de Caixa 2, que teriam sido doados por empresários.

Correa é réu em vários julgamentos de casos envolvendo pagamento de propinas para pessoas do PP para conseguir a licitação de obras públicas "para empresas amigas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação