Mundo

Turquia detém ativistas de esquerda após protestos contra Erdogan

Os detidos estão em dependências policiais em Istambul para ser interrogados

Agência France-Presse
postado em 19/04/2017 11:35
Istambul, Turquia - A polícia turca deteve nesta quarta-feira vários ativistas de esquerda que protestaram contra o resultado do referendo que concedeu amplos poderes ao presidente, Recep Tayyip Erdogan, segundo fontes de um partido opositor e informações. Desde a realização do referendo, no último domingo, foram registrados protestos diários em Istambul.
O movimento que convocou os protestos, o Partido da Liberdade e da Solidariedade (ODP), sem representação no Parlamento, anunciou a detenção de seu líder em Istambul, Mesut Gecgel, sob as acusações de "desordem pública", depois de afirmar que o "sim" no referendo foi ilegítimo. Gecgel confirmou sua detenção através de sua conta no Twitter. O jornal esquerdista BirGun e o site opositor T24 afirmaram que ao menos cinco ativistas foram detidos, e que foram emitidas ordens de prisão contra 38 pessoas no total.

Os detidos estão em dependências policiais em Istambul para ser interrogados. A polícia não confirmou estas detenções. O primeiro-ministro, Binali Yildirim, havia confirmado horas antes em Ancara que o resultado do referendo era claro, e advertiu que os protestos de ruas eram ilegais.

"A Turquia é um Estado de direito (...) e não pode haver anarquia ou protestos nas ruas", afirmou. O "sim" venceu a consulta governamental por 51,41%, um resultado que a oposição classifica de fraude, razão pela qual apresentou uma demanda ante a máxima autoridade eleitoral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação