Mundo

Autor do ataque em Paris era alvo de investigação antiterrorista

O atentado foi reivindicado em um comunicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico

Agência France-Presse
postado em 20/04/2017 22:31
O homem que matou um policial e feriu outro em Paris antes de ser liquidado pelas forças de segurança nesta quinta-feira era alvo de uma investigação antiterrorista e esteve detido por tentativa de homicídio, informaram fontes judiciais.
Uma operação estava em curso na madrugada desta sexta-feira no subúrbio de Seine-et-Marne, onde morava o atirador de 39 anos e nacionalidade francesa.

Segundo as primeiras investigações, o atirador era o proprietário do carro utilizado no ataque, na avenida Champs Elysées.

O atentado foi reivindicado em um comunicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico.

De acordo com as autoridades, o autor do ataque foi condenado - em fevereiro de 2005 - a quinze anos de prisão por três tentativas de homicídio, incluindo contra dois policiais.

Os crimes ocorreram após uma perseguição em 2001. O homem circulava armado em um automóvel roubado quando bateu em outro veículo, no qual estava um cadete da polícia.

O homem fugiu caminhando e foi alcançado pelo motorista do veículo e seu irmão, o cadete, que acabaram feridos com disparos no tórax.

Dois dias depois, quando estava detido, feriu gravemente um policial após tomar sua arma na porta da cela.

A identidade do atirador é "conhecida e foi verificada", destacou o promotor François Molins, que omitiu o nome para não prejudicar as investigações em curso.

A operação em andamento visa estabelecer "se há ou não cúmplices", revelou o promotor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação