Mundo

Jornalista marroquina é despedida por se referir a 'Saara Ocidental'

Este tema, muito sensível na política externa do Marrocos, tem importância estratégica vital para o país

Agência France-Presse
postado em 24/04/2017 08:48
Rabat, Marrocos - Uma jornalista marroquina foi despedida por ter utilizado a expressão "Saara Ocidental" na TV, indicou um comunicado da Medi1TV. Soumia Dghoughi, produtora e apresentadora do programa "África à noite", exibido ao vivo, usou a expressão "Saara Ocidental; para se referir às províncias do sul do reino ao invés de "Saara marroquino", explicou o comunicado.
Depois de ter constatado esse "erro profissional", a cadeia tomou medidas administrativas "rigorosas e decidiu pela suspensão imediata da jornalista". Dghoughi informou que tomou conhecimento da decisão pela imprensa.

O Saara Ocidental, ex-colônia espanhola, é em grande parte controlado pelo reino desde 1975. Um cessar-fogo supervisionado por uma força de manutenção de paz da ONU (Minurso) entrou em vigor em 1991.

A Frente Polisario reclama a realização de um referendo, enquanto Rabat propõe como solução de compromisso uma autonomia sob sua soberania e designa essa região desértica como suas "províncias do sul". Este tema, muito sensível na política externa do reino, tem importância estratégica vital para o país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação