Mundo

Nova troca de tiros entre turcos e curdos da Síria

Washington e Moscou condenaram esta semana os ataques turcos realizados terça-feira contra um quartel das YPG no nordeste da Síria (28 mortos)

Agência France-Presse
postado em 28/04/2017 11:58
Istambul, Turquia - O exército turco e as milícias curdas sírias apoiadas por Washington trocaram tiros nesta sexta-feira na fronteira entre a Turquia e a Síria, indicou o Estado-Maior em Ancara, alegando ter "neutralizado 11 terroristas". As Forças Armadas turcas indicaram em um comunicado que responderam a disparos de foguetes a partir de áreas na Síria controladas pelas YPG contra um posto de fronteira do distrito de Ceylanpinar, na província turca de Sanliurfa.


"Onze terroristas foram neutralizados", declarou o exército turco em um comunicado publicado pela agência de notícias pró-governo Anadolu, sem mencionar as baixas em suas fileiras. Este incidente ocorre em meio ao clima de tensão na fronteira turco-síria, onde soldados turcos e membros das YPG (Unidades de Proteção do Povo Curdo) trocam tiros esporadicamente há três dias.

As YPG são o principal componente das Forças Democráticas Sírias (FDS), uma aliança de combatentes curdos e árabes que luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria e que é apoiada pelos Estados Unidos. Mas Ancara considera esse grupo como uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), uma organização separatista que trava uma luta armada contra Ancara desde 1984, e é classificado como ;terrorista; pela Turquia e seus aliados ocidentais.

Washington e Moscou condenaram esta semana os ataques turcos realizados terça-feira contra um quartel das YPG no nordeste da Síria (28 mortos). O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou nesta sexta-feira as milícias curdas de querer estabelecer um Estado no norte da Síria e disse que a Turquia "jamais" permitiria tal projeto. A Turquia lançou uma ofensiva terrestre no final de agosto no norte da Síria para expulsar o EI, mas também para evitar a conexão de diferentes territórios controlados pelas YPG.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação