Mundo

Trump e Putin discutem criação de zonas de segurança na Síria

Kremlin informou que os dois líderes concordaram na conveniência de intensificar o diálogo entre suas respectivas chancelarias para tratar de uma saída para a crise síria

Agência France-Presse
postado em 02/05/2017 20:08
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, discutiram nesta terça-feira a possibilidade de se criar zonas de segurança na Síria, durante uma "excelente conversa" por telefone, informou a Casa Branca.
Os dois presidentes também concordaram em que o conflito na Síria é "demasiado longo" e que "todas as partes devem fazer tudo ao seu alcance para acabar com a violência", revelou a presidência americana.

"Foi uma conversa excelente, e incluiu a discussão de zonas de segurança para se alcançar uma paz duradoura por razões humanitárias, entre outras", destacou a Casa Branca.

Simultaneamente, o Kremlin informou que os dois líderes concordaram na conveniência de intensificar o diálogo entre suas respectivas chancelarias para tratar de uma saída para a crise síria.

Durante a campanha eleitoral, Trump defendeu o início de uma nova fase nas relações com a Rússia, apesar de os dois países não conseguirem ocultar suas divergências fundamentais em temas críticos, como o conflito armado na Síria.

Os dois ministros de Relações Exteriores, Serguei Lavrov e Rex Tillerson, mantiveram uma reunião em Moscou no mês passado em que ambos trataram de definir um terreno comum para unificar ações.

Tillerson e Lavrov devem se encontrar novamente em 10 ou 11 de maio, durante uma reunião internacional sobre o Ártico, nos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação