Mundo

Ex-senhor da guerra afegão retorna a Cabul após mais de 20 anos

O líder do Hezb-i-Islami, de 67 anos, volta ao cenário político após um acordo de paz com o governo de Ashraf Ghani concluído há sete meses e que recebeu o apoio da comunidade internacional

Agência France-Presse
postado em 04/05/2017 09:20
Cabul, Afeganistão - O ex-mujahedine e senhor da guerra afegão Gulbuddin Hekmatyar retornou a Cabul nesta quinta-feira, após uma ausência de mais de duas décadas da capital, onde muitos não perdoam seu passado. O líder do Hezb-i-Islami, de 67 anos, volta ao cenário político após um acordo de paz com o governo de Ashraf Ghani concluído há sete meses e que recebeu o apoio da comunidade internacional, apesar dos crimes cometidos.

De barba branca e turbante preto como de costume, foi saudado por centenas de curiosos. Alguns agitavam bandeiras verdes do partido e flores vermelhas para dar as boas-vindas, apesar de a população estar dividida sobre este retorno.

A medida que o comboio avançava pela cidade, a caravana recebeu o apoio de centenas de veículos particulares, com bandeiras nas janelas e os ocupantes cantando o hino nacional. Muitos gritaram: "Bem-vindo a Cabul honorável Hekmatyar". Ele continua a ser visto como um líder carismático aos olhos de seus partidários, que lançaram rosas aos seus pés quando desceu do veículo em que estava.

[SAIBAMAIS]Mas o entusiasmo não é unânime, em um contexto de tensão com um governo dito de união nacional, a ofensiva dos talibãs e os atentados do grupo extremista Estado Islâmico (EI).

O retorno de Hekmatyar foi anunciado na semana passada. Em vários bairros da capital foram colados cartazes, que rapidamente foram arrancados ou manchados com tinta vermelha, o que reflete até que ponto o acordo é doloroso para alguns habitantes de Cabul.

Maiores danos
Para muitos, Hekmatyar será sempre "o açougueiro de Cabul", que bombardeou a cidade quando era primeiro-ministro no início dos anos 1990, provocando os maiores danos em 40 anos de guerra. Quase um terço da cidade foi destruída e dezenas de milhares de civis morreram.

Ele também é acusado de inúmeros crimes encomendados, visando meios de comunicação, ONGs e militantes feministas. Ainda assim, o acordo de paz assinado garante anistia e segurança tanto para ele quanto para seus seguidores, apesar dos protestos dos defensores dos direitos humanos, como a Human Rights Watch. "Para mim aqueles que cometeram crimes, sejam eles talibãs ou Hekmatyar, deveriam ser julgados, a fim que seus crimes não se repitam no futuro", afirma Mohammad Rahim Mangal, funcionário de uma empresa de informática.

"Eu não irei aclamá-lo porque ele tem nas mãos o sangue de milhares de inocentes", afirma Edress Arabzada, de 20 anos. "Apesar de tudo, iremos acolhê-lo se isso nos trouxer a paz e a estabilidade", ponderou o jovem.

Hekmatyar, que fez seu primeiro comício público no sábado em Laghman, cidade ao leste de Cabul, será recebido nesta quinta-feira pelo presidente Ghani no palácio presidencial. Para o governo, afetado pela ofensiva dos rebeldes talibãs, o acordo envia um sinal de sua capacidade para estabelecer um acordo com um opositor armado.

Associações de defesa dos direitos humanos condenaram o retorno do ex-chefe de guerra ao cenário político, mas para as autoridades, é essencial conseguir encerrar os combates que, apenas em 2016, deixaram pelos menos 10 mil vítimas civis, segundo a ONU.

O acordo foi assinado por vídeo-conferência em setembro, com o líder do Hezb em um local secreto, provavelmente no Paquistão, onde encontrou refúgio, ou Irã, onde se exilou de maneira voluntária no final dos anos 90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação