Mundo

Empate em eleição local no Reino Unido é decidido na disputa do palito

Os candidatos tiverem que decidir como desempatar a eleição entre o 'cara e coroa' ou jogo dos palitos

postado em 05/05/2017 10:16
Os candidatos tiverem que decidir como desempatar a eleição entre o 'cara e coroa' ou jogo dos palitos

Uma coligação de partidos derrotou os conservadores em um município britânico do nordeste do Reino Unido nas eleições locais de quinta-feira, que só foi definida nesta sexta-feira em um desempate inusitado com a disputa do palito mais curto.

O caso aconteceu em South Blyth, onde o candidato conservador Daniel Carr e a liberal democrata Lesley Rickerby receberam ambos 356 votos. Após três recontagens, a decisão de quem seria o novo prefeito do condado foi feita através do jogo do palito, cujas regras simples determinam que perde aquele que escolher o palito mais curto. A candidata liberal-democrata, Lesley Rickerby, derrotou o conservador Daniel Carr ao tirar o palito correto no jogo.
[SAIBAMAIS]Esta foi a modalidade de desempate escolhida pelo funcionário da Comissão Eleitoral, que preferiu esta opção ao cara e coroa com uma moeda. Apesar da vitória, Rickerby descreveu a experiência como "muito traumática". "É incrível, levando em consideração que temos um serviço democrático, que acabemos disputando nos palitos", disse. "Foi muito traumático e certamente preferia ter a maioria. Mas como é assim que funciona nosso sistema, após duas recontagens não tínhamos alternativa".

No Reino Unido, além do jogo do palito e moedas, também são usadas cartas de baralho para determinar o resultado final quando dois ou mais candidatos recebem o mesmo número de votos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação