Mundo

Ao menos 300 pessoas são evacuadas após erupção de vulcão na Guatemala

Com a erupção, o vulcão de Fogo, situado 35 km ao sudoeste da capital da Guatemala, lançou colunas de cinzas que alcançaram 2.200 metros sobre a cratera

Agência France-Presse
postado em 05/05/2017 20:05
Cidade da Guatemala, Guatemala - Cerca de 300 pessoas foram evacuadas nesta sexta-feira (5/5) de um povoado no sudoeste da Guatemala após uma forte erupção do vulcão de Fogo, informou o organismo de defesa civil.

Os habitantes da comunidade Panimaché I foram evacuados preventivamente pela erupção do vulcão, disse a jornalistas David de León, porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).
A entidade declarou alerta pela atividade vulcânica, o que permite ativar os centros de atendimento de emergências nas zonas afetadas.

O porta-voz explicou que os moradores foram trasladados ao município de Santa Lucía Cotzumalguapa, onde também se registrou a presença de cinzas pela erupção do vulcão, de 3.763 metros de altura.

Com a erupção, o vulcão de Fogo, situado 35 km ao sudoeste da capital da Guatemala, lançou colunas de cinzas que alcançaram 2.200 metros sobre a cratera, segundo o Instituto de Vulcanologia (Insivumeh).

Esta é a quarta fase de erupção do vulcão neste ano.

O Insivumeh recomendou à Direção Geral de Aeronáutica Civil tomar precauções com o tráfego aéreo e pediu cautela aos motoristas devido à presença de cinzas nas estradas próximas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação