Mundo

Coreia do Norte anuncia a prisão de outro cidadão dos Estados Unidos

Com esta detenção, são quatro os cidadãos dos Estados Unidos presos na Coreia do Norte, o que pode inflamar ainda mais a tensão entre Pyongyang e Washington

Agência France-Presse
postado em 07/05/2017 11:48
Seul, Coreia do Sul - A Coreia do Norte anunciou neste domingo a prisão de um cidadão americano por "atos hostis", duas semanas depois de prender outro indivíduo do mesmo país, informou a agência estatal de notícias KCNA. Kim Hak Song foi preso no sábado. "Uma instituição relevante está conduzindo uma investigação detalhada sobre os seus crimes", acrescentou a fonte.

[SAIBAMAIS]Com esta detenção, são quatro os cidadãos dos Estados Unidos presos na Coreia do Norte, o que pode inflamar ainda mais a tensão entre Pyongyang e Washington. Segundo a KCNA, Kim Hak Song trabalha para a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pyongyang (USTP), assim como o seu compatriota preso no mês passado.

A universidade USTP, fundada por evangelistas cristãos estrangeiros, foi inaugurada em 2010 e conta com alguns professores americanos. Seus alunos são geralmente os filhos da elite.

A Coreia do Norte confirmou na quarta-feira a prisão em 22 de abril no aeroporto de Pyongyang de outro professor americano, Kim Sang-Duk, também chamado de Tony Kim, a quem acusou de cometer "atos criminosos hostis visando derrubar a RPDC", a República Popular Democrática da Coreia.

Dois outros americanos já estavam presos neste país: Otto Warmbier, um estudante condenado no ano passado a 15 anos de trabalhos forçados por ter roubado material de propaganda, e Kim Dong-Chul, um pastor coreano-americano preso por espionagem. Na sexta-feira, a Coreia do Norte acusou a CIA de uma conspiração para assassinar o líder norte-coreano Kim Jong-Un.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação