Agência France-Presse
postado em 07/05/2017 12:33
Ottawa, Canadá - As chuvas fortes persistiam no domingo no leste do Canadá, afetado por graves inundações que levaram à mobilização do exército, enquanto as autoridades pedem novas evacuações ante a previsão de que a situação se intensificará na segunda ou na terça-feira. Precipitações torrenciais somadas ao derretimento da neve causaram o transbordamento de rios, tornando crítica a situação de Ottawa a Montreal.
Desde Toronto e do lago Ontário, até mais de 500 km abaixo do rio St. Lawrence, o nível das águas continuou aumentando no sábado, especialmente em Quebec, aonde foram enviados cerca de 400 membros das forças armadas.
De acordo com o primeiro-ministro de Quebec, Philippe Couillard, o pior ainda está por vir. "As águas vão continuar subindo nos próximos dois ou três dias", disse ao final de uma visita a Rigaud (50 km ao leste de Montreal), uma localidade inundada há mais de uma semana.
[SAIBAMAIS]As precipitações podem chegar a entre 90 e 125 milímetros na noite de domingo e continuar fazendo subir as águas no leste de Montreal, alertaram os serviços de emergência. Do lado do Atlântico, a Organização de Medidas de Emergência de New Brunswick pediu à população que fique em alerta, ao prever chuvas até segunda-feira.
Em Quebec, mais de 1.500 casas ficaram inundadas em 121 localidades e cerca de 1.000 pessoas foram evacuadas, de acordo com a unidade de emergência do governo. Do outro lado do país, na província de Colúmbia Britânica, esta mesma combinação de chuvas fortes e neve derretida produziu inundações e deslizamentos de terra, que deixaram ao menos duas pessoas desaparecidas, segundo meios locais.
Uma delas é um responsável local dos bombeiros que realizava trabalhos de verificação do nível das águas. A outra é um homem de 76 anos que desapareceu no povoado de Tappen depois da sua casa ser arrastada no sábado por um deslizamento de terra, informou à CBC.
"Parecia um trem de carga descendo a montanha. Nós ouvimos as árvores quebrarem, e foi ficando cada vez mais alto, então saímos de lá", disse o bombeiro Kyle Schneider à emissora. O deslizamento forçou o fechamento de duas estradas.