Mundo

México protesta contra lei que afeta 'cidades-santuário' no Texas

Os mexicanos ou cidadãos de origem mexicana representam quase 40% dos cerca de 28 milhões de habitantes do Texas

Agência France-Presse
postado em 08/05/2017 19:08
México, México - O governo mexicano protestou nesta segunda-feira contra a adoção no Texas de uma lei que proíbe as "cidades-santuário" neste estado do sul dos Estados Unidos, e que permite às autoridades pedir a qualquer detido seu status migratório.

"A Secretaria de Relações Externas lamenta a promulgação da lei SB4 por seus efeitos negativos sobre a comunidade mexicana e de origem mexicana que vive ou visita o estado do Texas", destacou o ministério em um comunicado.

O governador texano, Greg Abbott, sancionou no domingo a medida, que entrará em vigor a partir de 1; de setembro e prevê sanções contra os agentes que se neguem a cooperar com as autoridades federais.

"Os texanos esperam que o estado garanta a sua segurança e é isto que estamos fazendo", declarou Abbott.

O governo mexicano alertou que "este tipo de medida criminaliza ainda mais o fenômeno migratório, fomenta atos de discriminação racial e reduz a colaboração da comunidade imigrante com as autoridades locais".

Os mexicanos ou cidadãos de origem mexicana representam quase 40% dos cerca de 28 milhões de habitantes do Texas.

A União Americana para as Liberdades Civis (ACLU, sigla em inglês) criticou Abbott por dar à polícia "uma licença para discriminar".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação