Mundo

Donald Trump demite diretor do FBI, Jame Comey

Ele estava à frente da agência encarregada da investigação sobre os laços da campanha de Trump com a Rússia

Agência France-Presse
postado em 09/05/2017 20:51
O presidente Donald Trump surpreendeu mais uma vez, ao anunciar a demissão do diretor do FBI (a Polícia Federal americana), James Comey, até agora à frente da agência encarregada da investigação sobre os laços de sua campanha com a Rússia.

De acordo com o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, "o presidente aceitou a recomendação do procurador-geral e do vice-procurador-geral, em relação à demissão do diretor do Federal Bureau of Investigation".

Ainda segundo Spicer, a busca por um novo diretor começa "imediatamente".

Em uma carta, Trump disse a Comey: "você está, por meio desta, eliminado e exonerado do cargo, com efeito imediato".

"Embora eu aprecie enormemente você me informando, em três ocasiões diferentes, que eu não estou sob investigação, eu concordo com o julgamento, porém, do Departamento da Justiça de que você não está apto a efetivamente liderar o Bureau", declarou.

"É essencial que encontremos uma nova liderança para o FBI que restaure a confiança do público em sua missão vital de aplicação da lei", insistiu.

Os diretores do FBI são nomeados para um mandato único de dez anos. Comey, de 56 anos, bastante popular entre os agentes, tomou posse há quatro anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação