Mundo

Pizza Hut se desculpa por parodiar greve de fome de palestinos

A Pizza Hut Israel utilizou a imagem de palestinos detidos em prisões israelenses para inserir nelas uma caixa de pizza no chão da cela

Agência France-Presse
postado em 10/05/2017 09:13
Foto postada no Facebook da franquia israelense da Pizza HutA rede de restaurantes Pizza Hut pediu desculpas pela iniciativa de sua franquia israelense, que utilizou a greve de fome dos prisioneiros palestinos para fazer sua publicidade.

A publicação no Facebook atribuída à franquia israelense provocou a indignação palestina e convocações a boicotar a Pizza Hut.

O post em questão utiliza a greve de fome adotada no dia 17 de abril por centenas de palestinos detidos em prisões israelenses, convocada por Marwan Barghuthi, figura popular entre os palestinos e considerado terrorista por Israel.

Barghuthi cumpre cinco condenações de prisão por seu papel em mortíferos atentados durante a Segunda Intifada (2000-2005). As autoridades israelenses divulgaram no domingo dois vídeos de Marwan Barghuthi em sua cela, filmados sem seu conhecimento, nos quais ele aparece comendo, quando supostamente deveria estar em greve de fome.

A divulgação das imagens pretende desacreditá-lo. Seus partidários denunciam uma montagem. A Pizza Hut Israel utilizou estas imagens para inserir nelas uma caixa de pizza no chão da cela, segundo as capturas de tela da montagem amplamente compartilhadas nas redes sociais.

[SAIBAMAIS]"Barghuthi, se você tem que parar a greve, o melhor não seria fazer isso com uma pizza?", diz a frase publicitária. A imagem desapareceu na manhã desta quarta-feira da página do Facebook.

Um porta-voz da Pizza Hut International se desculpou em nome da empresa. "Este ato era totalmente inapropriado e não reflete os valores de nossa marca", respondeu em uma mensagem enviada na noite de terça-feira à AFP. "A franquia no país em questão retirou" a publicação, disse. "Se alguém se sentiu ofendido, lamentamos sinceramente", acrescentou.

Mais de 850.000 palestinos foram detidos por Israel desde a ocupação, em 1967, de seus territórios, segundo seus dirigentes. Os grevistas de fome pedem melhores condições de detenção e mais visitas familiares ou médicas.

O uso destas imagens provocou reações de militantes palestinos nas redes sociais, nas quais é convocado um boicote à marca, especialmente com a hashtag #boycott_pizzahut.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação