Mundo

Presidente do Zimbábue diz que não dorme em público, só repousa os olhos

Nos últimos meses ele foi surpreendido algumas vezes em 'flagrante cochilo'

Agência France-Presse
postado em 11/05/2017 09:46
Robert Mugabe foi flagrado cochilando na semana passada durante o Fórum Econômico Mundial sobre a África

A todos os que notaram que em suas últimas aparições públicas o presidente do Zimbábue Robert Mugabe, de 93 anos, tinha a tendência de dormir, o porta-voz do governo fez um desmentido formal: ele não dorme, protege os olhos. "O presidente não pode suportar as luzes fortes. Se observarem com atenção, apenas olha para baixo para evitar a luz direta", declarou, com grande seriedade, George Charamba ao jornal estatal The Herald.

"Quando leio que o presidente dorme nas conferências, penso que há um equívoco", completou. Apesar de ser o chefe de Estado em exercício de mais idade do planeta, Robert Mugabe não limita suas aparições públicas.

[SAIBAMAIS]Nos últimos meses ele foi surpreendido algumas vezes em ;flagrante cochilo;, em particular na reunião de cúpula da União Africana e, na semana passada, durante o Fórum Econômico Mundial sobre a África em Durban (África do Sul). As imagens fazem a festa da imprensa e da oposição, que divulgam as fotos de qualquer ;soneca; presidencial.

Para convencer os que duvidam de suas explicações, Charamba citou o exemplo de Nelson Mandela. "Lembrem-se de Mandela, não podiam utilizar flashes para fotografá-lo. É o que acontece quando a pessoa tem 93 anos", disse.

A saúde do presidente é objeto de boatos recorrentes no Zimbábue. E sua viagem no início da semana para passar por exames médicos de rotina em Cingapura voltou a dar o que falar. As viagens médicas ao continente asiático provocam muitas críticas no Zimbábue, país muito pobre e governado de maneira quase absoluta por Mugabe desde 1980.

O porta-voz justificou as viagens com a recordação de que o chefe de Estado é acompanhado em Harare por um médico local e que viaja a Cingapura apenas para consultas com os melhores especialistas. O presidente já recebeu a aprovação de seu partido para disputar um novo mandato nas eleições de 2018.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação