Mundo

Mais da metade dos candidatos de Macron às legislativas não têm experiência

Entre os 428 candidatos selecionados, "52% procedem da sociedade civil, o que significa que nunca ocuparam um cargo eletivo", indicou o secretário-geral do movimento, Richard Ferrand

Agência France-Presse
postado em 11/05/2017 13:02
Paris, França -A República em Marcha, o movimento do presidente eleito da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta quinta-feira uma lista de 428 candidatos às legislativas de junho, incluindo 52% pessoas procedentes da sociedade civil.

Entre os 428 candidatos selecionados, "52% procedem da sociedade civil, o que significa que nunca ocuparam um cargo eletivo", indicou o secretário-geral do movimento, Richard Ferrand.

A lista também respeita uma paridade de gênero "real", com 214 candidatas do sexo feminino e 214 candidatos do sexo masculino.

Quanto ao ex-primeiro-ministro socialista Manuel Valls, que se apresentou como candidato da maioria presidencial, o movimento de Macron decidiu não investi-lo, mas não apresentará outro aspirante contra ele em sua circunscrição.

Valls não responde aos critérios de investidura, já que "desempenhou três mandatos parlamentares", mas "não investiremos nenhum candidato contra ele", disse Ferrand.

"Não fechamos a porta a um ex-primeiro-ministro que nos diz ;tenho vontade de me unir a vocês e ser útil;", justificou o porta-voz.

Emmanuel Macron, um jovem centrista de 39 anos com apenas dois anos de experiência governamental, assumirá no domingo a presidência da França.

Este ex-ministro da Economia lançou o movimento "Em Marchar", "nem de esquerda, nem de direita", em abril de 2016 com o objetivo de renovar a política francesa.

"Nunca antes um movimento com 13 meses de existência havia tido a audácia de apresentar para deputados 52% de cidadãos que não são políticos profissionais", disse Ferrand.

Para poder aplicar as reformas prometidas, Macron precisa obter uma maioria nas eleições legislativas de 11 e 18 de junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação