Mundo

Ucrânia bloqueia sites populares e serviços de internet russos

As medidas decretadas por Kiev afetam a rede social VKontatke (VK), chamada de "Facebook russo", que tem mais de 15 milhões de usuários ucranianos

Agência France-Presse
postado em 16/05/2017 07:56
As medidas decretadas por Kiev afetam a rede social VKontatke (VK), chamada de

A Ucrânia adotou nesta terça-feira novas sanções contra a Rússia, que acusa de apoiar os rebeldes separatistas do leste ucraniano, e bloqueou o acesso e seu território a vários sites e serviços de internet populares de empresas russas.

As medidas decretadas por Kiev afetam a rede social VKontatke (VK), chamada de "Facebook russo", que tem mais de 15 milhões de usuários ucranianos, assim como a rede Odnoklassniki e o portal Mail.ru. As três empresas são controladas pelo magnata russo Alisher Usmanov.

[SAIBAMAIS]As sanções apontam também contra o grupo Yandex, que tem cotação na Bolsa de Nova York, proprietário de uma famosa ferramenta de buscas e que desenvolveu vários serviços (agregador de textos da imprensa, cartografia).

O acesso aos serviços estão bloqueados, seus ativos na Ucrânia foram congelados e as operações comerciais e financeiras limitadas.

As medidas adotadas pelo presidente Petro Poroshenko, que também afetam a empresa de segurança cibernética Kaspersky Lab, ampliam as que foram adotadas contra Moscou desde a anexação da Crimeia em março de 2014, prelúdio de um conflito no leste do país que deixou mais de 10.000 mortos em três anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação