Jornal Correio Braziliense

Mundo

Adolescente condenada por 'tentativa de ato terrorista' na Dinamarca

A jovem, designada pelas iniciais N.N, conhecerá sua sentença na quinta-feira. Os culpados de terrorismo podem ser punidos com a prisão perpétua na Dinamarca

Estocolmo, Suécia -Uma adolescente de 17 anos, simpatizante da organização extremista Estado Islâmico (EI), foi condenada nesta terça-feira na Dinamarca por "tentativa de ato terrorista" depois de ter planejado atentados com bombas elaboradas com produtos de venda livre.

A jovem, designada pelas iniciais N.N, conhecerá sua sentença na quinta-feira. Os culpados de terrorismo podem ser punidos com a prisão perpétua na Dinamarca.

A adolescente, que no momento dos fatos tinha 15 anos, foi detida em janeiro de 2016 em sua casa em Kundby, 65 km a oeste de Copenhague. A polícia havia sido avisada por sua família, que estava preocupada pelos experimentos químicos suspeitos que a jovem realizava no porão de sua casa.

Nas buscas, os investigadores encontraram "uma garrafa de peróxido de hidrogênio, uma garrafa de ácido cítrico, uma garrafa de acetona e um cubo de plástico com resíduos desconhecidos". Todos os componentes haviam sido comprados em lojas de produtos de beleza, afirmou o tribunal.

Os investigadores descobriram que a adolescente, que havia se convertido ao Islã uns meses antes, havia escrito que planejava detonar bombas em sua antiga escola primária e em uma escola judia de Copenhague.

Segundo os especialistas, os produtos que havia reunido para produzir peróxido de acetona (TATP) não teriam sido suficientes para compor uma bomba realmente perigosa, mas o tribunal de Holbaek considerou determinante a intenção criminal e seus motivos.

A jovem havia deixado por escrito, no papel e na internet, vários sinais de sua adesão à ideologia do grupo EI e havia tentado entrar em contato com seus responsáveis pelo Twitter.