Jornal Correio Braziliense

Mundo

Polícia britânica vai deter Assange se ele deixar a embaixada equatoriana

A Promotoria da Suécia anunciou nesta sexta-feira o arquivamento da investigação por estupro contra o fundador do WikiLeaks, o que encerra uma saga judicial iniciada em 2010

Londres, Reino Unido -A polícia britânica anunciou nesta sexta-feira que vai deter Julian Assange, fundador do WikiLeaks, se ele abandonar a embaixada equatoriana em Londres por violar sua liberdade condicional quando se refugiou no local, um delito que pode ser punido com pena de um ano de prisão.

Leia mais notícias em Mundo

A justiça britânica "emitiu uma ordem de prisão de Julian Assange quando não se apresentou ao tribunal em 29 de junho de 2012", recordou a polícia em um comunicado, no qual indica que "está obrigada a executar a ordem", mas o australiano enfrentaria "um delito muito menos sério" quo de estupro, do qual foi suspeito até esta sexta-feira, quando a Suécia arquivou o processo.

"Agora que a situação mudou e as autoridades suecas interromperam a investigação neste caso, Assange continua sendo procurado por um delito muito menos grave", afirmou a polícia britânica. A Promotoria da Suécia anunciou nesta sexta-feira o arquivamento da investigação por estupro contra o fundador do WikiLeaks, o que encerra uma saga judicial iniciada em 2010.

O ex-hacker australiano, que sempre negou as acusações apresentadas contra ele por uma sueca em agosto de 2010. O australiano sempre denunciou uma manobra para ser extraditado posteriormente aos Estados Unidos, que se nega a confirmar se tem um processo aberto contra ele.

O temor não desapareceu e o Wikileaks acredita agora que o Reino Unido pode ser o país a enviá-lo para Washington: Londres se recusa a confirmar ou negar se recebeu um pedido de extradição por Julian Assange.
[VIDEO1]