Mundo

Cientistas de programa balístico são recebidos como heróis em Pyongyang

O Norte tem acelerado seus esforços para aperfeiçoar um míssil balístico intercontinental capaz de transportar uma ogiva nuclear até o território americano

Agência France-Presse
postado em 19/05/2017 15:00
Seul, Coreia do Sul - Milhares de pessoas saíram às ruas de Pyongyang para saudar os cientistas do programa de mísseis balísticos nacional, de acordo com a imprensa oficial norte-coreana, cinco dias após o teste de um míssil de alcance aparentemente sem precedentes.

A Coreia do Norte reivindicou um um disparo bem sucedido no domingo de um novo tipo de míssil batizado Hwasong-12, assegurando que poderia carregar uma ogiva nuclear.

"Acolhida popular entusiasmada dos combatentes da ciência de defesa", era a manchete desta sexta-feira do Rodong Sinmun, órgão oficial do Partido dos Trabalhadores no poder, junto com uma foto de pessoas apresentadas como os pesquisadores norte-coreanos.

O Norte tem acelerado seus esforços para aperfeiçoar um míssil balístico intercontinental capaz de transportar uma ogiva nuclear até o território americano.

Rodong Sinmun elogia os pesquisadores responsáveis %u200B%u200Bpelo Hwasong-12 que mostraram à comunidade internacional "a força do poderoso Estado nuclear auto-suficiente".

As fotos mostram centenas de supostos pesquisadores em uniforme militar saudando as estátuas gigantes dos líderes falecidos Kim Il-Sung e Kim Jong-Il erguidas no centro da capital.

Outras mostram habitantes acenando bandeiras vermelhas e flores artificiais durante a passagem de um comboio de ônibus.

"Nas ruas da capital Pyongyang se respirava um ambiente festivo para cumprimentar os cientistas da defesa nacional", disse a agência oficial de notícias KCNA.

Pyongyang dispõe há tempos de mísseis que podem atingir alvos na Coreia do Sul (o Scud com um alcance de 500 km) e o Japão (o Rodong de 1.000 a 3.000 km).

Mas, com um alcance estimado em 4.500 km, o Hwasong-12 poderia atingir as bases americanas da ilha de Guam, no Pacífico.

Alguns especialistas duvidam da capacidade do Norte para miniaturizar suas armas nucleares e montá-las em mísseis balísticos. Para eles, não há nada que comprove que Pyongyang domina a tecnologia para que o míssil possa entrar na atmosfera.

KCNA assegurou, entretanto, que o último teste permitiu confirmar o domínio norte-coreano da tecnologia de orientação e entrada atmosférica. O Hwasong-12 é "capaz de transportar uma ogiva nuclear, grande e poderosa", acrescenta a agência de notícias oficial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação