A Casa Branca começou a pesquisar procedimentos de impeachment para se preparar para enfrentar um possível pedido de impedimento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo a rede de TV americana CNN, conselheiros de Trump estão analisando as melhores maneiras de responder legalmente aos esforços de remoção do presidente por parte de congressistas democratas.
Nos últimos dias, a possibilidade de um impeachment de Trump nos EUA aumentou após vazarem, na imprensa americana, informações de que Trump teria compartilhado informações sigilosas sobre o grupo Estado Islâmico ao ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e que teria dito que demitir James Comey do cargo de diretor do FBI trouxe alívio às investigações sobre a Rússia.
Além disso, Trump teria pedido a Comey, antes de demiti-lo, que deixasse de lado as investigações contra Michael Flynn, ex-conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca.
De acordo com a CNN, os advogados do presidente acreditam que ele tem o apoio dos aliados republicanos no Congresso e que, por isso, o impeachment, neste momento, não é uma possibilidade sobre a mesa. No entanto, eles começaram a coletar informações sobre como um procedimento como esse funcionaria, segundo uma fonte.
A rede americana também afirmou que os advogados da Casa Branca consideram contratar advogados externos para ajudar nas sessões de estratégia. As reuniões são "informais" e estão sendo realizadas "com muita cautela".