Mundo

EUA descartam retorno ao Acordo Transpacífico

O governo dos Estados Unidos não vai retornar ao Acordo de Associação Transpacífico (TPP), afirmou neste domingo o representante do Comércio de Washington, Robert Lighthizer

Agência France-Presse
postado em 21/05/2017 10:41

O governo dos Estados Unidos não vai retornar ao Acordo de Associação Transpacífico (TPP), afirmou neste domingo (21/5) o representante do Comércio de Washington, Robert Lighthizer, enquanto outros 11 países tentam salvar o ambicioso tratado de livre comárcio.

Washington "se retirou do TPP e não vai mudar a decisão", afirmou Lighthizer no Vietnã, onde se reuniu com ministros do Comércio da região Ásia-Pacífico.

Leia mais notícias em Mundo

O TPP ; negociado durante a presidência de Barack Obama, que tornou a região Ásia-Pacífico uma de suas prioridades ; foi assinado em 2015 após árduas negociações entre 12 países que representam 40% da economia mundial.

[SAIBAMAIS]

Mas em janeiro o novo presidente americano, Donald Trump, decidiu abandonar o acordo, por considerar que a China era muito influente e coerente com sua visão protecionista. Os outros 11 signatários, os chamados TPP11, decidiram se reunir em Hanói para tentar preservar o acordo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação