Jornal Correio Braziliense

Mundo

Papa anuncia cinco novos cardeais

Papa Francisco anunciou neste domingo no Vaticano a celebração de um consistório em 28 de junho, quando nomeará cinco novos cardeais, todos com menos de 80 anos

O papa Francisco anunciou neste domingo (21/5) no Vaticano a celebração de um consistório em 28 de junho, quando nomeará cinco novos cardeais.

Os novos cardeais são de cinco países diferentes e todos têm menos de 80 anos.

Os cardeais com mais de 80 anos não podem integrar um conclave nem participar na eleição do novo papa.
Leia mais notícias em Mundo

"Desejo anunciar a celebração de um consistório na quarta-feira 28 de junho para nomear cinco novos cardeais. Sua procedência de diversas regiões do mundo mostra que o catolicismo da Igreja está presente em todos os territórios, em outros termos, a universalidade da Igreja", disse.
[SAIBAMAIS]
Os cinco novos cardeais são Jean Zerbo, arcebispo de Bamako (Mali), Juan José Omella, arcebispo de Barcelona (Espanha), Anders Arborelius, bispo de Estocolmo (Suécia), Louis-Marie Ling Mangkhanekhoun, vigário apostólico de Pakse (Laos) e Gregorio Rosa Chávez, bispo auxiliar de San Salvador (El Salvador).

Os cinco religiosos nasceram nos anos 1940. O mais jovem deles é Arborelius, nascido em setembro de 1949 e o mais idoso é Rosa Chávez, de setembro de 1942.

De acordo com a agência italiana AGI, Arborelius será o primeiro cardeal escandinavo enquanto Rosa Chávez será o primeiro bispo auxiliar a recebe o título cardinalício.