Mundo

Trump fala em Israel de "rara oportunidade" para a paz na região

Questionado sobre a polêmica pelas informações sigilosas que Trump teria repassado a autoridades russas sem o aval de Israel, o secretário de Estado americano minimizou seu alcance

Agência France-Presse
postado em 22/05/2017 08:13
Tel Aviv, Israel - O presidente americano, Donald Trump, expressou nesta segunda-feira em seu desembarque em Israel a convicção de que existe uma "rara oportunidade" de levar a paz à região. "Temos diante de nós uma rara oportunidade de trazer segurança, estabilidade e paz a esta região", declarou no aeroporto internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, reafirmando ainda o "vínculo inquebrável" entre Estados Unidos e Israel.
"Mas só poderemos chegar lá trabalhando juntos. Não há outro caminho", disse. "Eu vim a esta terra sagrada e antiga para reafirmar o vínculo inquebrável entre Estados Unidos e o Estado de Israel", afirmou.

Um pouco antes, o chefe da diplomacia americana, Rex Tillerson, afirmou que existe uma "oportunidade de fazer progredir as conversações de paz" entre israelenses e palestinos. O presidente "tem a sensação de que há uma oportunidade", declarou o secretário de Estado americano a bordo do avião presidencial Air Force One pouco antes do pouso.

"O presidente destacou que está disposto a envolver-se pessoalmente", completou. O otimismo da administração Trump a respeito do estagnado processo de paz se deve ao "ambiente, às circunstâncias em toda a região, é o que o presidente tenta ressaltar nesta viagem", afirmou Tillerson. "Os países árabes, Israel, Estados Unidos, todos enfrentamos a mesma ameaça: o avanço do grupo Estado Islâmico, das organizações terroristas", completou. "Penso que isto cria uma dinâmica diferente", acrescentou.
Questionado sobre a polêmica pelas informações sigilosas que Trump teria repassado a autoridades russas sem o aval de Israel, o secretário de Estado americano minimizou seu alcance. "Não acredito que existam razões para pedir desculpas. Se os israelenses têm perguntas ou pedidos de esclarecimento, nós responderemos", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação