Jornal Correio Braziliense

Mundo

Quatro alpinistas encontrados mortos no Everest

Número de vítimas da maior montanha do mundo sobe para 10


Catmandu, Nepal - Os corpos de quatro alpinistas foram encontrados em um campo do Monte Everest, anunciou nesta quarta-feira uma empresa que organiza expedições, o que eleva a 10 o número de mortos na atual temporada de escalada ao "topo do mundo". Os alpinistas falecidos foram encontrados na terça-feira no campo IV, situado a 7.950 metros de altura, por um grupo de socorristas que procurava o corpo do alpinista eslovaco Vladimir Strba, que morreu no domingo.

Leia mais notícias em Mundo

"Nossos socorristas encontraram os corpos de quatro alpinistas em uma barraca no campo IV ontem (terça-feira). Ainda não sabemos quem são nem como eles morreram", afirmou Mingma Sherpa, diretor da Seven Summits Trek, agência com sede em Katmandu que organiza expedições e operações de resgate no Everest.

De acordo com a imprensa local, os corpos encontrados são os de dois alpinistas estrangeiros e dois guias. Até o momento não foi possível contactar uma fonte do governo nepalês no campo base do Everest para confirmar a informação. Outros quatro alpinistas morreram no fim de semana no Everest, entre eles Strba e o médico americano Roland Yearwood.

Os dois estavam acima dos 8.000 metros, na denominada "zona da morte", um setor em que a altitude e a falta de oxigênio aumentam os riscos associados ao mal da montanha, condição que afeta o funcionamento dos órgãos. O corpo do alpinista indiano Ravi Kumar, de 27 anos, foi encontrado na segunda-feira, dois dias depois do jovem ter alcançado o topo do Everest, a 8.848 metros.

Um australiano faleceu no domingo no lado tibetano da montanha. O alpinista suíço Ueli Steck morreu no fim de abril quando escalava o monte Nuptse, diante do Everest, ao cair mais de 1.000 metros. O nepalês Min Bahadur Sherchan, 85 anos, que tentava recuperar o título de alpinista mais idoso a escalar o Everest, morreu no início de maio em um campo base.

Desde o início da temporada, 382 alpinistas conseguiram chegar ao topo pelo lado sul e 120 escalaram o Everest pelo lado tibetano. Em 2016, cinco alpinistas morreram no Everest e 640 pessoas chegaram ao cume. Desde a primeira escalada ao topo do Everest em 1953, mais de 300 pessoas, em sua maioria nepalases, morreram nas montanhas do Himalaia.