Mundo

França apreende 135 quilos da "droga dos jihadistas"

À base de anfetamina, o captagon é utilizado com frequência por jihadistas que executam atentados

postado em 30/05/2017 07:58
Paris, França - Quase 135 quilos de captagon, considerada a "droga dos jihadistas", foram apreendidos no início do ano no aeroporto de Roissy, nas proximidades de Paris, um fato sem precedentes na França.


"O captagon, apresentado recentemente como ;a droga do conflito sírio;, devido aos estragos que provoca no país, é um psicoestimulante criado no fim dos anos 1950 e agora utilizado principalmente no Oriente Médio", recorda a Alfândega francesa em um comunicado.

À base de anfetamina, o captagon é utilizado com frequência por jihadistas que executam atentados. A Alfândega de Roissy interceptou um primeiro carregamento de 350.000 comprimidos com um peso total de 70 quilos em 4 de janeiro, durante uma inspeção de moldes industriais procedentes do Líbano e destinados à República Tcheca.

"Na realidade, o carregamento era destinado à Arábia Saudita, com uma escala na Turquia", explica o comunicado. Em 22 de fevereiro, os agentes apreenderam 67 quilos de comprimidos de captagon escondidos da mesma forma, nas laterais de moldes de aço.

Esta foi a primeira vez que a droga foi apreendida na França, segundo as autoridades. A droga apreendida está avaliada em 1,5 milhão de euros no mercado ilícito de entorpecentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação