Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA descartam proibir laptops em voos da Europa

Medida já está em vigor para voos que chegam aos Estados Unidos do Oriente Médio

Os responsáveis de segurança aérea nos Estados Unidos voltaram atrás da decisão de proibir, por enquanto, os computadores portáteis nos voos procedentes da Europa, para evitar que o grupo Estado Islâmico (EI) escondesse bombas em equipamentos eletrônicos.
O Departamento de Segurança Interna informou que essa proibição, atualmente em vigor para os voos que chegam aos Estados Unidos do Oriente Médio, poderá ser implementada, "se a Inteligência e o nível de ameaças justificarem".

[SAIBAMAIS]O secretário de Segurança Interna, John Kelly, fez o anúncio depois de falar por telefone com os comissários europeus do Interior, Dimitris Avramopoulos, e dos Transportes, Violeta Bulc.

No domingo (28/5), o mesmo secretário havia declarado ao canal Fox que as autoridades americanas estavam dispostas a proibir os computadores portáteis em todos os voos com destino aos Estados Unidos por causa de uma "ameaça real".

"Há uma ameaça real (...). É realmente a obsessão dos terroristas: abater um avião em voo, particularmente um avião em voo, particularmente um avião americano, cheio de americano a bordo", declarou Kelly.