Mundo

EUA e China podem definir esta semana novas sanções contra Coreia do Norte

A China está pressionando Pyongyang para que mude seu comportamento

Agência France-Presse
postado em 31/05/2017 01:16
Os Estados Unidos e a China estão discutindo os próximos passos que darão em resposta aos testes de mísseis da Coreia do Norte e podem definir novas sanções ainda esta semana - informou a embaixadora de Washington na ONU, Nikki Haley, nesta terça-feira (30).
A China está pressionando Pyongyang para que mude seu comportamento e discute com os Estados Unidos o momento indicado para uma possível nova resolução de sanções, disse a embaixadora aos jornalistas.

"Trata-se de em que ponto lançamos a resolução, ante qual teste dizemos ;agora é o momento de ir adiante;", explicou, acrescentando que os Estados Unidos "manterão a pressão sobre a China", ao mesmo tempo em que continuarão "trabalhando com eles".

A Coreia do Norte realizou três testes de mísseis em menos de três semanas, desafiando as advertências da ONU sobre possíveis novas sanções.

Na segunda-feira (29), Pyongyang testou um míssil de curto alcance que caiu provocativamente perto do Japão.

Há um mês, os Estados Unidos iniciaram com a China uma conversa sobre novas sanções, a fim de redigir uma proposta de resolução para apresentá-la ao Conselho de Segurança, mas nenhum texto foi acordado ainda.

A embaixadora americana assegurou que o Conselho não está retrocedendo, mas considerando cuidadosamente os próximos movimentos.

"Nada está mudando as ações da Coreia do Norte e, por isso, (o Conselho) está se reagrupando e dizendo ;bom, o que vamos fazer, se isso vai acontecer a cada dois dias?;", afirmou a embaixadora.

Haley disse que os Estados Unidos abrirão um diálogo com Pyongyang, se o regime detiver seus mísseis e testes nucleares.

A Coreia do Norte está tentando desenvolver um míssil de longo alcance capaz de atingir o território continental dos Estados Unidos com uma ogiva nuclear. Até agora, Pyongyang organizou cinco testes atômicos, dois deles no ano passado.

Em 2016, o Conselho de Segurança aprovou duas resoluções de sanções para aumentar a pressão sobre Pyongyang, visando a negar ao líder Kim Jong-Un os recursos financeiros necessários para financiar seus programas militares.

No total, foram impostas seis séries de sanções à Coreia do Norte desde que o país testou um dispositivo atômico pela primeira vez, em 2006.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação