Mundo

Turquia denuncia o "perigo" dos EUA armarem os curdos sírios

Os Estados Unidos consideram as FDS as únicas forças locais capazes de combater os extremistas, particularmente para recuperar Raqa, a capital do auto-proclamado califado do EI

Agência France-Presse
postado em 31/05/2017 09:53
Ancara, Turquia - O ministro turco das Relações Exteriores chamou nesta quarta-feira de "extremamente perigoso" o fato de os Estados Unidos entregarem armas aos curdos sírios, que o governo de Ancara considera "terroristas". O Pentágono anunciou nesta terça-feira ter iniciado a entrega de armas às Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG), principal integrante das Forças Democráticas Sírias (FDS), uma aliança curdo-árabe que luta contra os extremistas do Estado Islâmico (EI) na Síria.
Os Estados Unidos consideram as FDS as únicas forças locais capazes de combater os extremistas, particularmente para recuperar Raqa, a capital do auto-proclamado califado do EI. Mas a Turquia considera as YPG como uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), um grupo separatista curdo considerado ;terrorista; pelo governo e seus aliados ocidentais, e teme que suas armas sejam usadas em solo turco.

"Se o que se busca é o regresso à estabilidade na Síria, deve voltar atrás nesse erro", afirmou Cavusoglu. "Insistimos sobre o risco e o perigo que representa apoiar as YPG para o futuro da Síria", insistiu o ministro turco. A Turquia teme a criação de uma zona controlada pelos curdos no norte da Síria, na fronteira com área Turquia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação