Mundo

Trump promete anúncio 'nos próximos dias' sobre acordo de Paris

Segundo vários veículos de comunicação, Trump teria decidido retirar os Estados Unidos do acordo

Agência France-Presse
postado em 31/05/2017 10:31
Washington, Estados Unidos - O presidente americano, Donald Trump, prometeu nesta quarta-feira anunciar "nos próximos dias" sua posição quanto ao acordo de Paris sobre o clima, em meio aos rumores sobre a possível retirada dos Estados Unidos deste compromisso global. "Anunciarei minha decisão sobre o acordo de Paris nos próximos dias. TORNAR A AMÉRICA GRANDE DE NOVO", expressou o republicano em sua conta oficial no Twitter.


Segundo vários veículos de comunicação, Trump teria decidido retirar os Estados Unidos do acordo. Concluído no final de 2015 na capital francesa por mais de 190 países, este acordo visa limitar o aumento da temperatura mundial por meio da redução das emissões de gases do efeito estufa.

A saída dos Estados Unidos seria um revés para a "diplomacia do clima" que, há menos de 18 meses, comemorava um acordo histórico, com Pequim e Washington (sob a presidência Obama) entre os arquitetos do projeto. O site Axios citou fontes anônimas próximas ao presidente que tiveram conhecimento da decisão.

A informação ainda não foi confirmada pela Casa Branca. Durante a campanha, o empresário insistiu em acabar com a "guerra contra o carvão" e prometeu "anular" o acordo. Mas desde que tomou posse, em 20 de janeiro, enviou sinais mistos, reflexo das correntes conflitantes que permeiam sua administração sobre a questão climática e outros assuntos.

O chefe da Agência de Proteção Ambiental (EPA), Scott Pruitt, havia defendido abertamente a saída do acordo, considerando-o "ruim" para a América. O mundo dos negócios defendeu, em sua grande maioria, a permanência no acordo de Paris. Vários grandes grupos, incluindo a petrolífera ExxonMobil, a gigante agroquímica DuPont, ou ainda Google, Intel e Microsoft, estimularam Donald Trump a não sair do acordo.

O objetivo dos Estados Unidos definido pela administração Obama é uma redução de 26% a 28% das suas emissões de gases de efeito estufa até 2025 em relação a 2005. Questionado na terça-feira sobre a posição de Donald Trump sobre as mudanças climáticas, seu porta-voz Sean Spicer foi evasivo. O presidente acredita no impacto das atividades humanas nas mudanças climáticas? "Eu não posso responder, não perguntei a ele", respondeu ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação