Agência France-Presse
postado em 02/06/2017 11:36
Genebra, Suíça - A retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima pode, "no pior dos cenários", se traduzir em um aumento da temperatura do planeta de 0,3;C no século XXI, estimou a ONU nesta sexta-feira.
O chefe do Departamento de Meio Ambiente e de Pesquisa Atmosférica da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Deon Terblanche, destacou que ainda é difícil avaliar o impacto provável que possa ter a decisão do presidente americano, Donald Trump.
[SAIBAMAIS]"Não elaboramos novos modelos esta noite, mas temos indicações segundo as quais, no pior dos cenários, isto poderia ser da ordem de 0,3;C", declarou Terblanche aos jornalistas em Genebra, referindo-se a um possível aumento da temperatura do planeta em relação à média da era pré-industrial.
"É o pior cenário e provavelmente não é o que irá acontecer", afirmou. Funcionários da ONU também sustentaram que a forma como havia sido estruturado o acordo requeria uma ação do governo em múltiplos níveis, incluindo as autoridades municipais, regionais e federais.
Levando em conta que várias cidades e estados americanos anunciaram que continuarão apoiando o Acordo de Paris, é pouco provável que os Estados Unidos não apliquem nenhuma medida de luta contra a mudança climática.
Ainda vai levar muito tempo até que o mundo "realmente entenda as implicações" da saída dos Estados Unidos, considerou Terblanche.