Mundo

Maior usina de energia solar sobre água do mundo é construída na China

Na contramão do governo americano, China faz importantes avanços na geração de energia sustentável

postado em 02/06/2017 18:41
Maior usina solar flutuante do mundo na China
Um dia após o presidente norte-americano Donald Trump anunciar a saída dos Estados Unidos do Tratado de Paris, abandonando medidas ecológicas em nome de questões econômicas, o governo chinês anunciou um importante passo em direção à mautenção do tratado, inaugurando a maior fazenda solar flutuante do mundo.


A usina chinesa de energia solar foi construída sobre o que costumava ser uma grande mina de carvão, perto da cidade de Huaiman, no sudeste do país. Devido às chuvas, o local onde ficava a mina virou um grande reservatório de água, que varia de 4 a 10 metros de profundidade, possibilitando a instalação da fazenda flutuante.

Segundo o site britânico Indy100, autoridades chinesas afirmaram que a instalação sobre água é positiva, pois ocupa espaços que não seriam utilizados, diminuindo a demanda por terra, e reduz a temperatura da superficial da usina solar, tornando mais efetivo a geração de energia. Além disso, a sombra dos painéis diminui a evaporação da água.

[SAIBAMAIS] Essa construção faz parte de uma série de medidas que o governo chinês tem tomado nos últimos anos, para se tornar uma nação com a economia considerada verde e diminuir a emissão de poluentes, já que o país é o principal emissor de dióxido de carbono do mundo.

A energia produzida somente por essa usina, cerca de 40 megawatts (MW), supera os 28.1 MW produzidos pelo Brasil, que ainda não tem na geração solar uma grande fonte de energia, somente 0,02% da matriz energética, apesar de possuir um dos maiores potenciais do mundo, principalmente na região nordeste que tem a maior irradiação solar global, segundo a Aneel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação