Mundo

Forças iraquianas reconquistam localidade próxima da Síria

Ação é parte da ofensiva contra o último grande reduto do grupo extremista Estado Islâmico

Agência France-Presse
postado em 04/06/2017 12:14
Bagdá, Iraque - Uma coalizão de forças paramilitares iraquianas anunciou neste domingo que recuperou o controle de uma localidade ao oeste de Mossul como parte da ofensiva contra o último grande reduto do grupo extremista Estado Islâmico (EI).

O comandante das operações das Hashd al-Shaabi (Unidades de Mobilização Popular, UMP) anunciou a "libertação total de Qudha Al-Baaj", com o apoio da aviação iraquiana.

Depois de expulsar os jihadistas, a coalizão dominada por milícias xiitas hasteou a bandeira iraquiana em sinal de vitória.

Desde meados de maio, as forças leais ao governo executam uma operação para recuperar dois setores situados ao oeste de Mossul, perto da fronteira síria, Al-Baaj e Al-Qayrawan. Este último foi retomado em 23 de maio.

Estas localidades se encontram na província de Nínive, na fronteira com a Síria, onde o EI também está presente.

Com a ajuda da coalizão internacional antijihadista liderada pelos Estados Unidos, as forças iraquianas executam desde outubro uma ofensiva para expulsar o EI de Mossul, cidade que o grupo dominou em 2014.

A zona leste é controlada pelas forças de segurança desde janeiro e agora tentam expulsar os jihadistas da zona oeste.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação