Mundo

Alemanha ordena retirada de suas tropas da base turca de Incirlik

A medida, proposta pela ministra da Defesa Ursula von der Leyen e aprovada pelo governo, foi tomada depois que a Turquia proibiu o acesso de deputados alemães à base

Agência France-Presse
postado em 07/06/2017 08:10
Berlim, Alemanha - O governo alemão decidiu nesta quarta-feira retirar suas tropas da base de Incirlik, na Turquia, e transferir as mesmas para a Jordânia por conta da tensão entre os dois países, informou a agência alemã DPA.

A medida, proposta pela ministra da Defesa Ursula von der Leyen e aprovada pelo governo, foi tomada depois que a Turquia proibiu o acesso de deputados alemães à base, onde 260 soldados da Bundeswehr participam na coalizão anitjihadista internacional.

[SAIBAMAIS]Com a medida, a Alemanha deve suspender por dois meses os voos de reconhecimento dos aviões Tornado com base em Incirlik, até que estejam operacionais na base jordaniana de Azraq.

As missões do avião alemão de abastecimento presente em Incirlik também serão interrompidas durante três semanas, segundo a DPA, que cita fontes de governo.

A decisão foi anunciada após o fracasso de uma tentativa de conciliação com a Turquia realizada pelo ministro das Relações Exteriores Sigmar Gabriel.

O governo turco justificou a decisão de proibir o acesso à base aos deputados porque a Alemanha teria dado asilo político a vários turcos, entre eles militares acusados pelo presidente Recep Tayyip Erdogan de envolvimento na tentativa de golpe de Estado de julho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação